quarta-feira, 26 de agosto de 2015

9º livro do ano de 2015: Felicidade Clandestina - Clarice Lispector

Esse ano decidi que iria, de preferência, ler livros (mesmo com o mestrado em andamento e outras novidades que surgiram) de autores famoso. 

Não best-sellers

Ou talvez sim. 

Mas de preferência Livros de autores conhecidos na literatura, como Machado de Assis, Gabriel Garcia, dentre outros. Claaaarrrooooo que não poderia faltar Clarice nessa seleção.

Assim, meu 9º livro do ano foi Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector!

Um livro que eu já havia lido no início da adolescência, e que para a surpresa de muita gente, eu não achei chato. Na época achei que ela conseguia decifrar a alma e angustias femininas. E agora, relendo, tive plena certeza!

Um livro formado de pequenos textos. Escritos em diversas etapas da vida da autora.

Ao todo, Felicidade Clandestina reúne 25 textos que tratam de temas diversos, tais como a infância, a adolescência, a família, o amor e questões da alma. Assim como a crônica que dá título ao livro, muitos dos textos apresentam algo de autobiográfico, trazendo recordações da infância da autora em Recife, alguma personagem que marcou seu passado, etc. Através da recordação de fatos do seu passado, Clarice Lispector busca nos contos fazer uma investigação psicológica de autoanálise.

No texto que dá nome ao livro, a autora se questiona “afinal, o que é felicidade?”.

Recomendo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário