terça-feira, 30 de junho de 2015

8º livro do ano de 2015: O Oceano no Fim do Caminho - Neill Gaiman

Sabe aqueles livros que você compra pela capa?

Não sei vocês, mas eu sou assim, muito visual! Vejo uma capa e me apaixono! O segundo passo é ler a sinopse do livro. Se a sinopse também for apaixonante, não sossego até adquirir o livro!

Com "O Oceano no Fim do Caminho", de Neill Gaiman, foi assim. A capa me conquistou.

A sinopse foi a outra paixão. Uma mistura de crônica, conto, fábula, fantasia, enfim. Amei! Comprei!

Conta a história de um homem e suas lembranças de infância.

Lembranças ou fantasias?

Ele lembra que era novo, e que embora muito novo (07 anos), ele conseguiu observar que coisas estranhas estavam acontecendo em sua casa e sua cidade. Lembra ainda, que no fim do caminho existe uma casa, onde três mulheres vivem só. A família Hempstock. Três gerações de mulheres que parecem ser as únicas a entender e explicar o que está acontecendo.

Não vou falar mais, mas vou colocar trecho do livro que mostra a inocência do garoto misturada à realidade/fantasia que ele está vivendo:

"Peguei a cabeça do verme, supondo que fosse a cabeça, pela pontinha, com as garras de metal, apertei e puxei.
Você já tentou, alguma vez, puxar um verme de um buraco? Tem ideia da força que eles fazem para se segurar lá dentro? Da forma como usam o corpo inteiro para se defender às paredes do furo? Puxei o verme – cor-de-rosa e cinza, raiado, como algo infectado – talvez um pouco mais de dois centímetros para fora do buraco, e então percebi que parou de sair. Dava para senti-lo dentro da minha carne se enrijecendo, impuxável. Não me assustei com aquilo. Obviamente era apenas algo que acontecia com as pessoas, igual a quando a gata da vizinha, Névoa, teve vermes. Tinha um verme no meu pé e eu estava tentando tirá-lo."
          "Ninguém realmente se parece por fora com o que é de fato por dentro. Nem você. Nem eu. As pessoas são muito mais complicadas que isso. É assim com todo mundo."

Enfim, RECOMENDO!





Nenhum comentário:

Postar um comentário