quinta-feira, 2 de outubro de 2014

23º livro do ano: Garota Exemplar - Gillian Flynn

O 23º livro do ano foi uma aquisição de impulso: passei em frente a livraria e decidi comprar um livro. Um vendedor saltitante viu minha indecisão (fico querendo levar todos para casa) e me aconselhou a comprar o Garota Exemplar.

O título me intrigou. A capa preta com letras vermelhas me chamou atenção. Mas o "quê" me fez comprar foi o entusiasmo do vendedor! Saltitando ele me disse que" o livro iria virar filme... era o melhor que ele leu... tinha a-m-a-d-o...". Comprei.

Como estou no meio de uma reforma lá em casa, os textos do mestrado, e "outras cositas mais", a leitura foi pausada.

O texto é fácil de ser lido. Mas o início é meio maçante. O jogo de bate e volta entre a narração de Nick e o diário de Amy fica cansativo... até dar uma reviravolta!

Ainda teve outro porém! O livro me fez pensar na vida! Não no sentido emocional, filosófico, mas no sentido de "será que homens e mulheres são tão diferentes assim?" ou "será que meu marido pensa isso também?".

Deixa eu explicar. O livro conta a história do casamento de Nick e Amy. Ela filha única de um casal de escritores que ficaram famosos ao contar a história de sua filha - a Amy Exemplar. Ele um jovem lindo e sem auto-confiança. Quando se conhecem, se apaixonam. Um casal perfeito! Entretanto, no dia a dia, surgem algumas dificuldades. E assim como um casal normal, os dois vão se afastando.

É no 5º aniversário de casamento que Amy some sem deixar rastros. Nick chama a polícia, pois a casa transparece uma cena de briga. Ao contrário do que todos supõem, Nick fica mais calmo que o natural, mesmo com o sumiço de sua esposa. A medida que Nick narra os acontecimentos, ele mostra ao leitor o motivo de estar se afastando da esposa, entretanto, tenta passar uma imagem "beeemm" diferente à polícia, o que lhe faz ser o principal suspeito do desaparecimento de sua esposa!

O diário de Amy é encontrado, e seus relatos deixam a polícia mais certa de que Nick tem grande (ou total) parte de culpa do desaparecimento de sua esposa.

Do meio para o fim o livro fica altamente envolvente!

Uma leitura recomendada, mas não a melhor que já fiz.

A meu ver, o final ficou com gosto de quero mais. Quero UM final exemplar!


Ps: quero sim assistir o filme. Vai que tem um final mais- mais!?!
Ps.2: a lindinha da foto é a LIA, filha de um primo meu e de uma amiga que AMA livros também! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário